Informações sobre o trabalho da ONG Comunicação e Cultura de Ceará sobre Jornais escolares contra a desertificação
(contribuição do Ponto Focal Governamental de Ceará)
Jornais escolares contra a desertificação - Introdução
Com o apoio do Ministério da Justiça, o Primeiras Letras promove uma ação de conscientização sobre o problema da desertificação através dos jornais escolares.
Aproveitando o caráter mobilizador do jornal escolar, o Primeiras Letras promove uma ação de comunicação para a educação ambiental da população, visando a conscientização sobre o problema e a busca de soluções.
Em 2005, o Comunicação e Cultura, em parceria com o Instituto Sertão e a Ashoka, promoveu o I Concurso Jornais Escolares contra a Desertificação, que contou com a participação de 349 escolas. A ação gerou 422 edições de jornais escolares sobre o tema.
Em 2007 e 2008 a desertificação volta a ser o tema do concurso, estimulando as escolas a manter a discussão em pauta. Com o apoio do Ministério da Justiça, estão sendo realizadas capacitações em diversos municípios do estado do Ceará.
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Quarta, 22 de julho de 2009 - Comunicação e Cultura lança Folha Educativa sobre a desertificação em Irauçuba
O Comunicação e Cultura lançou, no dia 25 de junho, a Folha Educativa “Irauçuba Ameaçada pela Desertificação” e os primeiros jornais escolares Primeiras Letras e Fala Escola produzidos pelas escolas da rede municipal dessa cidade, localizada no interior do Ceará. O lançamento aconteceu no primeiro dia do evento em que Prefeitura e sociedade civil apresentaram à população o Plano Municipal de Combate à Desertificação. Irauçuba revela uma situação crítica do ponto de vista da desertificação, sendo considerada uma das cinco regiões mais vulneráveis do Nordeste.
A Folha Educativa é dirigida a educadores do município, além do público em geral, e aponta a necessidade de uma mudança de atitude da população e da adoção de políticas públicas adequadas ao combate à desertificação. Além de vários pontos de vulnerabilidade ambiental em Irauçuba, existem os agravantes humanos, principalmente o desmatamento e o superpastoreio (que provoca a degradação do solo pela densidade de animais pisoteando a mesma área).
O trabalho do Comunicação e Cultura no município é realizado em parceria com a Secretaria de Educação de Irauçuba e tem o apoio do Fundo de Iniciativas Locais de Combate à Desertificação – constituído pelo Ministério do Meio Ambiente, pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e pela Cooperação Alemã (GTZ e DED).
Agora Irauçuba se soma aos 19 municípios na região de Seridó, no Rio Grande do Norte, onde o Comunicação e Cultura já atua, desde 2008, com esse foco ambiental em jornais escolares. O Seridó é outra região gravemente afetada pela desertificação, e a participação da população e do poder público nessas localidades é fundamental para que a situação possa ser revertida.
Conheça a Folha Educativa “Irauçuba Ameaçada pela Desertificação”
17 junho 2009: Assembléia Legislativa do Ceará e Comunicação e Cultura premiam jornais escolares contra a Desertificação
A Assembléia Legislativa do Ceará e o Comunicação e Cultura escolheram o dia Dia Internacional de Luta contra a Desertificação, 17 de junho, para realizar a premiação dos jornais que se destacaram no II Concurso Jornais Escolares Contra a Desertificação. O concurso, promovido entre 2007 e 2008, contou com a participação de 576 escolas do Ceará e cerca de 150 mil alunos.
A solenidade, conduzida pelo presidente da casa, deputado Domingos Filho, reuniu mais de 300 pessoas. O coordenador do Comunicação e Cultura, Daniel Raviolo, ressaltou que o concurso ofereceu às crianças a oportunidade de descobrir e refletir sobre o problema da desertificação no semi-árido, além de informar seus familiares e a comunidade. Afinal, os jornais produzidos em sala de aula circulam por uma diversidade de leitores, propagando a mensagem do respeito e valorização da natureza. “A solenidade comemora uma conquista da escola pública. É a escola do povo na Casa do Povo”, afirmou.
O concurso envolveu localidades como Aracati, Beberibe, Camocim, Capistrano, Fortaleza, Jucás, Maranguape, Marco, Morada Nova, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Trairi e diversos outros municípios do Ceará. Os jornais produzidos em sala de aula trouxeram artigos, poesias, desenhos e outras formas de expressão dos alunos, que cursam da 1ª a 5ª série, sobre o tema. A seleção das publicações premiadas foi realizada pela Comissão de Educação da Assembléia Legislativa.
A premiação contemplou 13 escolas no total. As três que mais se destacaram receberam um computador, oferecido pela Assembléia Legislativa. As demais ganharam uma caixa de som amplificada com microfone.
Também participaram da solenidade de premiação o presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, deputado Artur Bruno; o presidente em exercício da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semi-Árido, deputado Augustinho Moreira; a diretora da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime - CE), professora Marta Cordeiro e o presidente do Inesp, Antônio Nóbrega Filho, bem como prefeitos, secretários de educação, diretores, professores e estudantes de vários municípios.
O concurso contou com a parceria do Ministério da Justiça, do Instituto de Estudos e Pesquisa para o Desenvolvimento do Ceará (Inesp) e das Comissões de Educação e de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, além do apoio institucional da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Instituto Sertão.
Para saber mais - Para fortalecer o conceito de educação ambiental junto às comunidades, incentivando estratégias de convivência sustentável com os ecossistemas nordestinos, o Comunicação e Cultura realiza uma série de atividades:
* Implantação de jornais escolares focados na luta contra a desertificação na Região do Seridó (RN) e no município de Irauçuba (CE), que estão entre as quatro mais ameaçadas pela desertificação no Nordeste. Cem escolas—15 no Seridó e 85 em Irauçuba — participam ativamente destas ações regionais, realizadas em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação (PAN Brasil), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e Cooperação Alemã (GTZ e DED).
* Capacitação de professores e técnicos das Secretarias de Educação dos municípios cearenses participantes do projeto, sobre o tema em questão.
* Elaboração e publicação das Folhas Educativas e do recente folheto Irauçuba Ameaçada pela Desertificação. Os materiais pedagógicos desenvolvidos pela equipe do Comunicação e Cultura são direcionados aos professores, de modo que eles possam levar essa realidade à sala de aula. A iniciativa também estimula a articulação das escolas com instituições e grupos que promovam o desenvolvimento sustentável.
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Segunda, 17 de novembro de 2008 - NCE/USP premia Comunicação e Cultura pela iniciativa contra a desertificação
No segundo dia de atividades do VI Simpósio Brasileiro de Educomunicação – que aconteceu em São Paulo, de 28 a 30 de outubro –, Ismar de Oliveira Soares, coordenador do simpósio e do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da Universidade de São Paulo (USP), anunciou a entrega do Prêmio Mariazinha Fusari de Educomunicação, no qual a ONG Comunicação e Cultura foi agraciada pela ação de educomunicação sócio-ambiental através dos Jornais Escolares contra a Desertificação.
O prêmio, que é o primeiro de educomunicação criado no Brasil, foi idealizado pelo NCE em 2002, e é concedido a três categorias de agentes culturais: empresa, pesquisador e profissional ou personalidade que esteja implementando projetos de educomunicação. Além do Comunicação e Cultura, também foram premiados a pesquisadora do NCE, Patrícia Horta; e o presidente do Comitê Gestor da Lei Educom (SP), Carlos Alberto de Lima.
A iniciativa de comunicação para a educação ambiental promovida pelo Primeiras Letras e premiada no simpósio tem como objetivo aproveitar o caráter mobilizador do jornal escolar para promover uma conscientização sobre o problema da desertificação, além da busca de soluções. Em 2005, o Comunicação e Cultura, em parceria com Instituto Sertão e Ashoka, promoveu o I Concurso Jornais Escolares contra a Desertificação, que contou com a participação de 349 escolas, o que gerou 422 edições de jornais escolares sobre o tema. No Concurso Jornais Escolares 2007/2008, a desertificação volta a ser tema, estimulando as escolas a manter a discussão em pauta. Serão premiadas com um computador, oferecido pela Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, três escolas que se destacarem nas matérias e desenhos publicados nos jornais. Outras dez escolas também receberão o diploma de menção honrosa.
A novidade do concurso 2007/2008 é a participação do Seridó (RN), uma das quatro áreas do Brasil classificadas como “núcleos de desertificação”, onde é intensa a degradação. Neste município, está sendo criada a Coligação de Jornais Escolares contra a Desertificação no Seridó. Em 2009, Irauçuba (CE), outro núcleo de desertificação, também vai receber uma ação específica de comunicação para a educação ambiental.
Além do concurso, o Primeiras Letras promove outras ações para fortalecer a idéia de educação ambiental da população, incentivando estratégias de convivência sustentável com os ecossistemas nordestinos. Uma delas é a capacitação de professores e técnicos das Secretarias de Educação dos municípios cearenses participantes do projeto Primeiras Letras sobre o tema em questão. Outra iniciativa é a elaboração do material pedagógico Folhas Educativas, que trazem conteúdos específicos para a compreensão do tema da desertificação e sugestões para trabalhar o jornal em sala de aula, além do incentivo à articulação das escolas com instituições ou grupos locais que promovem o desenvolvimento sustentável, através da realização de palestras e publicação de entrevistas no jornal escolar.
O processo de desertificação – que é a perda gradual da capacidade de produção da terra – é um problema ambiental de extrema gravidade que afeta o Nordeste e parte de estados vizinhos, em uma área de 1,4 milhões de km², onde vivem mais de 31 milhões de pessoas. No Nordeste, 1.482 municípios estão em áreas susceptíveis à desertificação. Destes, 804 estão em áreas semi-áridas.
Saiba mais sobre o Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da Universidade de São Paulo (USP)
Sábado, 11 de outubro de 2008: Desertificação é tema do Concurso Jornais Escolares
Caracterizada pela perda gradual da capacidade produtiva do solo, prejudicando o desenvolvimento da agricultura e da pecuária, a desertificação é um fenômeno que vem ameaçando o semi-árido brasileiro.
O concurso Jornais Escolares 2007/2008 vai abordar este tema, incentivando a participação de professores e alunos que fazem parte do Primeiras Letras a refletir e discutir sobre este assunto.
Ao todo, serão premiadas com um computador, oferecido pela Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, três escolas que se destacarem. Dez escolas também receberão o diploma de menção honrosa.
A seleção será feita através das matérias e desenhos publicados nos jornais. O assunto desertificação já foi abordado em 2005. Outros temas trabalhados pelo concurso foram o trabalho infantil doméstico (2003) e a Saúde Sexual (2006).
Além do concurso jornais escolares, o Primeiras Letras promove outras ações para fortalecer a idéia de educação ambiental da população, incentivando estratégias de convivência sustentável com os ecossistemas nordestinos. Das atividades mais recentes, há destaque para a capacitação de professores e técnicos das Secretarias de Educação dos municípios cearenses participantes do projeto sobre o tema em questão.
Outra ação importante é a elaboração do material pedagógico Folhas Educativas, que trazem conteúdos específicos para a compreensão do tema da desertificação e sugestões para trabalhar o jornal em sala de aula, além do incentivo à articulação das escolas com instituições ou grupos locais que promovam o desenvolvimento sustentável, através da realização de palestras e publicação de entrevistas no jornal escolar.
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4 de agosto de 2009
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