16 de abril de 2010

Nova página web sobre o "Pacto com o Semiárido" em Ceará

O Ceará, com o seu território quase totalmente inserido no semiárido, deverá sofrer impactos sobre seus sistemas de abastecimento e projetos de irrigação, os quais poderão ser fortemente afetados pelas mudanças climáticas, em vista da possibilidade da redução de disponibilidade hídrica e um acréscimo na variabilidade interanual das vazões.

Neste contexto, levando em consideração a existência em nosso estado de áreas susceptíveis à desertificação, onde se identifica o desmatamento indiscriminado, as queimadas e o pastoreio principalmente de caprinos e ovinos acima da capacidade de suporte do ambiente fica sugerida a adoção de medidas que possam mitigar os efeitos. Ainda sugere-se um elenco de pressupostos e estratégias para convivência com o semiárido de forma a evitar que as mudanças climáticas possam afetar o desenvolvimento sustentável de nossa região.

Em face desta realidade, o Conselho de Altos Estudos da Assembleia Legislativa propõe o tema de um Pacto “Convivência Sustentável com o Semiárido Cearense, face às Mudanças Climáticas e à Desertificação”.

Página Web do Conselho de Altos Estudos da Assamblea Legislativa do Estado do Ceará sobre o Pacto com o Semiárido

Nenhum comentário:

Postar um comentário