10 de junho de 2010

18 anos depois ... mais degradação

Jornal O Povo


Edição 06/06/2010

O primeiro mapa com as áreas em processo de desertificação do Ceará foi apresentado na Conferência Internacional sobre Impactos de Variações Climáticas e Desenvolvimento Sustentável em Regiões Semiáridas (Icid) de 1992. Resultado de pesquisa científica objetiva, que poderia ter orientado políticas públicas para reverter a degradação dessas áreas. Em 2009, um novo mapa-diagnóstico foi produzido para compor o Programa de Ação Estadual de Combate à Desertificação (PAE-CE), que será apresentado na Icid 18.


Conclusão: "A gente viu que não houve uma grande expansão em área. Mas houve um agravo nas áreas já identificadas, o que não deixa de ser preocupante", afirma Margareth Carvalho, gerente do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Fundação Cearense de Meteorologia e de Recursos Hídricos (Funceme). Segundo ela, a ação humana é muito forte nesses pontos e não houve uma política pública que promovesse uma mudança de hábitos na população. "Existe muita exploração da lenha e não houve uma política para mudar matriz energética".


Mais desmatamento e problemas com o manejo do solo só agravam a situação. E não por falta de alternativas conhecidas e com resultados comprovados. No interior do Estado, existem projetos exitosos de recuperação de áreas degradadas pelo menos no sertão de Canindé, com o Programa de Recursos Hídricos e Recuperação de Solos Degradados (Prodam), e em Irauçuba. Mas essas técnicas não foram replicadas em maior escala, em outras regiões.


Via de mão dupla


O vice-governador do Estado, Francisco Pinheiro, admite o problema.


"Nós temos experiências pilotos. Precisamos transformála em políticas públicas. Apesar de nós não termos grandes avanços nessa área, há um acúmulo de conhecimentos, especialmente da Funceme e nas universidades". A expectativa é de que na Icid 18 o Estado abra precedente para conseguir mais recursos para ampliar os projetos e implementar novas experiências. Para isso, no entanto, ele diz que precisa haver uma via de mão dupla. "Cabe aos sujeitos sociais que vivem no semiárido forçar a porta para tornar o debate sobre a caatinga um debate nacional. Porque se formos aguardar apenas as benesses do Governo Federal que vem aqui dizer o que nós vamos fazer, nós não iremos avançar muito. Nós temos que nos mobilizar e a Icid também é uma tentativa disso", afirma.


Segundo Pinheiro, o Estado tem investido na conservação do solo por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). A implementação de mandalas, uma técnica em que há uma alternância programada de culturas, e a substituição de implementos agrícolas nocivos ao solo fazem parte das ações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário