21 de junho de 2010

Funceme participa de celebração ao Dia Mundial de Combate à Desertificação


Irauçuba foi o primeiro município no Brasil a elaborar e lançar um Plano de Ação Municipal (PAM) para combater a desertificação. Isso mostra o empenho do poder público e da população local em trabalhar com objetivo de reverter a degradação que o solo sofre na Região. Dessa forma, para celebrar o Dia Mundial de Combate à Desertificação, comemorado em 17 de junho, a Prefeitura de Irauçuba e o Instituto Cactos realizaram um concurso de redação científica que movimentou a Cidade. Centenas de alunos do Ensino Fundamental e Médio participaram e seus textos foram premiados na data comemorativa. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), foi apoiadora do concurso, cedendo material didático para os estudantes embasarem suas redações.

“O mais importante em toda esta ação é perceber a conscientização e a determinação dos moradores de Irauçuba para mudar aquela imagem negativa de que o município é somente um deserto. Foi emocionante ver o interesse de pais e crianças querendo entender mais sobre o tema e sobre as maneiras de mitigar os efeitos da desertificação”, afirma Sônia Perdigão, pesquisadora da Funceme que participou da cerimônia de premiação do concurso.

O tema para a redação científica foi: “Desertificação em Irauçuba: é possível reverter esse quadro?”. O autor da melhor redação no Ensino Médio foi contemplado com um Netbook e o aluno do Ensino Fundamental que produziu o melhor texto ganhou uma câmera fotográfica digital. Outras produções literárias escolhidas pelo júri foram premiadas com troféus e medalhas e as 30 melhores estão expostas no auditório da Secretaria de Educação do Município.

Ações

Além de incentivar ações de conscientização da população sobre os riscos do manejo inadequado do solo nas áreas em processo de desertificação, a Funceme está iniciando o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) nas Áreas Susceptíveis a Desertificação (ASDs) em Irauçuba e em outros cinco municípios da Região Norte do Estado. O estudo será realizado através de convênio firmado com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). O ZEE na Região dos Inhamuns já encontra-se em fase de conclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário