27 de julho de 2009

A Implementação do PAE

O ciclo de projetos

O processo de planejamento e gestão de projetos pode ser desenhado como um ciclo. Uma fase do projeto leva à outra.


IDENTIFICAÇÃO: Para identificarmos em que um projeto deve enfocar-se, precisamos descobrir quem/qual deverá ser o beneficio e quais são as suas necessidades existentes. Um “levantamento de necessidades” dará uma visão geral dos problemas. Um “levantamento de capacidades” ajudará a identificar que problema o projeto deverá atender.

MONTAGEM: Uma vez que tenha sido decidido levar o projeto adiante, podemos começar a pensar sobre os detalhes. Esta fase inclui a realização de pesquisas adicionais sobre as pessoas/ambientes afetadas por um problema e como são afetadas por ele. Também precisamos considerar os riscos ao projeto e como mediremos o desempenho do mesmo.

IMPLEMENTAÇÃO: Durante a implementação do projeto, é importante monitorar e avaliar o progresso do mesmo, bem como quaisquer mudanças externas que o afetam. Os planos do projeto deverão ser ajustados de acordo com as necessidades.


AVALIAÇÃO: A avaliação deve ser feita no término, ou após o término, do projeto. A avaliação pode ser feita alguns meses ou anos depois que o projeto tenha sido concluído para que se possa fazer um levantamento do seu impacto e sustentabilidade a longo prazo.

APRENDIZAGEM DE LIÇÕES: Apesar do ciclo de projetos ser uma ferramenta útil para representar os estágios de um projeto, ele tem uma desvantagem: ele dá a impressão que uma ferramenta segue a outra. Na realidade, muitas das ferramentas de planejamento podem ser usadas em qualquer estágio do projeto. Elas devem ser repetidas ao longo de toda a vida do projeto para garantir que quaisquer mudanças que possam afetar o sucesso do projeto sejam registradas. As constatações também devem ser usadas para que a organização aprenda e para melhorar outros projetos.

Será que a lógica da Gestão de Projetos é a ideal, para os PAE’s?

Nenhum comentário:

Postar um comentário